Comunicado noticioso n.º 965 | 2015-11-23

– A ESPERANÇA É A ULTIMA A MORRER (ÍLHAVO)

No próximo dia 26 de Novembro, quinta-feira, pelas 21H00 decorrerá uma palestra espírita no Centro de Cultura Espírita Mar de Esperança (CCEME) subordinada ao tema “A esperança é a última a morrer”, com José Manuel Almeida, do Centro Espírita Caminheiros da Luz – Porto.
Este Centro tem a sua sede na Rua João de Deus nº 17, Ílhavo, Contactos: 234 326309 – 918790786.

– EVANGELIZAÇÃO DOS ESPÍRITOS (AVEIRO)

No dia 30 de Novembro, segunda-feira pelas 21h, irá ter lugar uma conferência espírita nas instalações da Associação Cultural Espírita Estrela de Aveiro subordinada ao tema “Evangelização dos Espíritos”, com Mário Peyroteo.
Esta associação tem a sua sede na Rua Ciudad Rodrigo, n.º 12, R/c. – Bairro do Liceu  3810 – 083 AVEIRO / Contactos: Telm: 965 204 151 – 962 714 000
As palestras têm início às 21h00.
Às Sextas-feiras, 21h – Estudo do livro “Evangelho Segundo Espiritismo” alternando com o estudo da Mediunidade. A primeira Sexta-feira de cada Mês – Tema Livre
Atendimento Espiritual para casos após avaliação –Segundas às 22h30m
Atendimento Fraterno Privado – Segundas-feiras das 20h às 21h
Contato para Esclarecimentos ou marcações de atendimentos: 96 520 41 51
GPS: N 40º 38’ 01,00” ; W 8º 38’ 49,42”
E-mail: aceeaveiro@gmail.com
Todas as atividades da Associação são livres e gratuitas!

Fonte: ACEEA (Aveiro)

– ESQUECIMENTO DO PASSADO (ÍLHAVO)

A Associação Cultural “PORTO DE ABRIGO” informa que no dia 24 de Novembro, terça-feira, pelas 21h, decorrerá uma palestra espírita subordinada ao tema “Esquecimento do passado”, com Ana Cláudia, da Associação Espírita Consolação e Vida – Águeda.
Esta associação tem a sua sede na Rua de Alqueidão, n.º 27 A, 3830 – 148 ÍLHAVO, contactos: Tel: 234 325 704 e Email: acportodeabrigo@gmail.com
Actividades:
SEGUNDAS-FEIRAS: PASSE ESPIRITUAL: 21:00 – 22:00
TERÇAS-FEIRAS: ATENDIMENTO FRATERNO: 20:15 – 20:45 E 22:00 – 22:30
PALESTRA PÚBLICA: 21:00 – 22:00 HORAS
QUINTAS-FEIRAS: ESTUDO DA DOUTRINA: 20:00 – 21:00 HORAS

– ENFERMIDADE E SAÚDE HOLÍSTICA (CALDAS DA RAINHA)

Na sexta-feira, dia 27 de novembro de 2015, às 21H00, teremos como convidado Carlos Campetti, palestrante e colaborador da Federação Espírita Brasileira, que apresentará uma conferência espírita subordinada ao tema ENFERMIDADE E SAÚDE HOLÍSTICA.
Esta palestra terá lugar na sede do Centro de Cultura Espírita, no Bairro das Morenas, em Caldas da Rainha, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c.
Este centro tem página na Internet em https://cceespirita.wordpress.com e e-mail ccespirita@gmail.com

– CONFERÊNCIA ESPÍRITA (BRAGA)

Realiza-se  sábado, dia 28 de Novembro, pelas 21H30, uma conferência espírita  na Associação de Estudos Espirituais – Messe de Amor,  na Rua das Oliveiras Lote G, Loja 1, Gualtar – Braga. A conferência terá tema livre e será proferida por Sérgio Villar.
Actividades habituais:
Segunda-feira – 21H30 – Estudo  do Livro dos Espíritos
Sexta-feira – 21H45 – Estudo  do  Evangelho
Sábado – 20H00 – Atendimento Individual (por marcação)
Sábado – 21H30 – Palestra Pública

Fonte: Sérgio Cunha (Braga) –   ( smoac@sapo.pt )

– LEI MORAL DA IGUALDADE (ALCOBAÇA)

No próximo sábado, dia 28 de novembro de 2015, às 16,00 horas, será apresentada uma palestra pública alusiva ao tema: LEI MORAL DA IGUALDADE.
Integrado numa sequência explicativa das Leis Morais, será analisada a Lei da Igualdade sob o ponto de vista da doutrina espírita.
O evento terá lugar na nova sede da Associação de Cultura Espírita de Alcobaça, na Rua da Padeira, n.º 4, no lugar de Casal do Rei – Alcobaça.
As entradas são livres e gratuitas. Espiritismo é cultura.
Coordenadas GPS: 39° 32′ 09.4” W –  008° 55′ 06.4” N
Tlm: 966 460 878  – Tlf. 262 585 258
www.acealcobaca.blogspot.pt
acealcobaca@hotmail.com

Fonte: Associação de Cultura Espírita de Alcobaça

– A PRÉ-HISTÓRIA DO ESPIRITISMO EM PORTUGAL

No dia 25 de novembro, na FNAC Colombo, em Lisboa, Joaquim Fernandes, professor universitário, apresenta o seu livro, “História Prodigiosa de Portugal. Magias & Mistérios”.

«Uma intensa investigação histórica levou-me à descoberta na imprensa da época (1853), entre outros factos surpreendente, das primeiras práticas com as chamadas “mesas pé de galo”, levadas a cabo pelos deputados da Câmara dos Pares, nas Cortes em S. Bento. Essa novidade foi estudada à época por homens de Ciência nacionais, como Latino Coelho e José Vicente Barbosa du Bocage. Complementarmente revelo pela primeira vez outros aspetos da pré-história do Espiritismo em Portugal: 1 – a divulgação do uso terapêutico do “magnetismo animal”, na década de 1840, iniciada na Universidade de Coimbra; 2 – o acolhimento entre nós do fenómeno das “mesas-girantes”, em 1853, em que se destacam ilustres deputados que, nas Cortes de então, preferiam abandonar o hemiciclo e os oradores de serviço e refugiarem-se noutra dependência de S. Bento para …  experimentar os movimentos das mesas de pé de galo! 3 – A “vaga espírita” de 1900, com epicentro no Porto, onde se destaca o papel decisivo, fulcral, do “Jornal de Notícias”, que no Outono de 1900 levou os leitores e sociedade portuense a experimentar as célebres “séances!” em redor das mesas de pé de galo, conduzindo a uma autêntica “febre” daquilo que designo de “espiritismo social” expandindo-se e contaminando, pela imprensa, outras regiões do país», afirma Joaquim Fernandes.

Fonte: JF

– JORNAL DE ESPIRITISMO n.º 73, NOVEMBRO/DEZEMBRO 2015

Disponível em todos os centros espíritas.
Alguns destaques do Jornal de Espiritismo 73:

CONSULTÓRIO
PARALISIA NOTURNA
Gláucia Lima, psiquiatra e estudiosa de espiritismo, aborda perturbações do sono.

ENTREVISTA
CARLOS DE BRITO IMBASSAHY
Escritor e conferencista, foi um dos mais destacados membros do movimento espírita.

OPINIÃO
MOMENTOS DE ESPERANÇA
O chão foge, enredada que está a sociedade no materialismo anestesiante.

CRÓNICA
NOVAS DE ALEGRIA
Louis Pasteur afirmou: “um pouco de ciência afasta-nos de Deus, o aprofundamento da ciência conduz-nos até Ele”.

Fonte: ADEP (Braga)

– AGENDA E COMUNICADOS NOTICIOSOS ANTERIORES

Agora pode consultar os eventos organizados temporalmente numa Agenda no Facebook:
e também no site da ADEP aqui  ou do lado direito do site em formato de lista.
Publicamos as notícias que nos enviam e oferecemo-las para divulgação a todos os destinatários.
A responsabilidade das notícias deriva das fontes e autores, bem como de quem organiza e recebe stes eventos.
Sublinhamos que, inclusive, de quando em vez a ADEP não se revê em eventos de que dá notícia.
s comunicados noticiosos enviados (oferecidos), aos periódicos de imprensa catalogados na listagem de e-mails da ADEP podem ser consultados na Internet: