Comunicado noticioso n.º 1006, 2016-8-21

Noticiário:

PALESTRA ESPÍRITA – APRENDER A PERDOAR
Na sexta-feira, dia 26 de Agosto de 2016, às 21H00, irá decorrer uma conferência espírita subordinada ao tema “APRENDER A PERDOAR”.
Desculpar, perdoar e Amar, são fases da evolução anímica e espiritual do ser humano.
Que objectivo tem o perdão?
Que consequências acarreta?
Qual a ideia espírita acerca deste tema?

CCE ENCERRA NOS DIAS 7 E 8 OUTUBRO 2016
O Centro de Cultura Espírita, de Caldas da Rainha, informa que nos dias 7 e 8 de Outubro de 2016 (Sexta-feira e Sábado), encontra-se encerrado, não havendo as actividades habituais, retomando-as na semana seguinte, devido à realização do 8º Congresso Espírita Mundial, que decorrerá em Lisboa, nesses dias.
Fonte: CCE (C. Rainha, Portugal)

VALE DE CAMBRA: JORNADAS CULTURAIS ESPÍRITAS
Dia 17 de Setembro, sábado, subordinadas ao tema “Orgulho e preconceito” há Jornadas Culturais Espíritas no auditório da Biblioteca Municipal de Vale de Cambra, com início às 10h00 e encerramento pelas 18h00.
Os oradores são Margarida Azevedo, Filipa Ribeiro, Lurdes Lourenço e António Pinho da Silva. Também há teatro com o Grupo Espírita Mário & Mudança Interior, bem como dança, com a Academia Com Passos, e uma sessão de ilusionismo e magia cómica.
Fonte – Associação Mudança Interior <mudanca.interior@gmail.com>

XXIII FÓRUM ESPÍRITA NACIONAL (LEIRIA)
Estamos em 2016 e de novo a Associação vai realizar o Fórum Espírita Nacional que ocorrerá nos dias 10, 11, de Setembro de 2016.
Neste XXIII ano de realização desta actividade traremos a Portugal um expositor espírita com larga experiencia no Movimento espírita Brasileiro.
O tema escolhido tem uma grande importância para a nossa aprendizagem e embora saibamos do imenso esforço que os espíritas interessados em participar tem de fazer para poder estar presentes, não desistimos de o levar a cabo.
Este ano o tema do Forum será: CONSCIÊNCIA E ESPIRITUALIDADE.
É com imensa satisfação que vos informamos que teremos entre nós um expositor com largos anos de profícuo trabalho na Doutrina Espírita, Clayton Levy, tem formação em Psicologia Transpessoal e Gestalt-Terapia, é mestre em Divulgação Científica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no Instituto de Pesquisa e Estudo da Consciência pesquisou o papel da Psicologia Transpessoal como interface no binómio saúde e espiritualidade no contexto hospitalar.Teremos ainda a presença do Psicólogo Aloísio Silva professor Universitário da Estado do Espirito Santo.
Reserve na sua agenda esta data para não faltar ao XXIII Fórum e estar presente num encontro que, acreditamos, será enriquecedor para todos nós.
Contamos com a compreensão e a colaboração daqueles que sempre se têm esforçado por participar. Até lá, subscrevemo-nos rogando a Deus vos envolva em afectuosas saudações.
(Circ. No 4/2016)
Associação Espírita de Leiria
Rua Vale das Cervas, 135 –Barosa – 2400-013 LEIRIA.
Apartado 4039 – 2411-901 LEIRIA
244 815 934 / 962 984 388
ass.esp.leiria@gmail.com
Fonte: AEL (Leiria)

PAULO MOURINHA NO BRASIL
Nos próximos dias 27 e 28 de Agosto decorrerá no Brasil, São Paulo, o 12º Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo, com o tema central “Mediunidade: pesquisa e história”.
Paulo Mourinha, médico Homeopata e Psicólogo, e autor do livro “Uma História Luso Brasileira”, e membro da LIHPE vai estar presente com a apresentação de tema no dia 28, pelas 10h40.
Mais informações em www.lihpe.net
Fonte: Paulo Mourinha

O CENTRO ESPÍRITA, NÓS E A SOCIEDADE (AVEIRO)
No dia 2 de Setembro, José Lucas (do Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha), Luténio Faria (da Associação Espírita Consolação e Vida de Águeda) e Carlos Valente (da Associação Espírita Luz e Paz de Aveiro) irão debater o tema “O Centro Espírita, Nós e a Sociedade” na Associação Espírita Luz e Paz, em Aveiro. O evento é gratuito e aberto a todos quantos queiram participar, colocando questões ou partilhando ideias. Atualmente é premente a necessidade de entender o que é efetivamente um Centro Espírita, qual a importância que ele assume na vida de cada um de nós e qual o papel que desempenha na sociedade em geral. No dia 2 de Setembro haverá espaço para debater e esclarecer algumas destas e outras questões.
Esta associação espírita fica na Rua do Recreio Artístico, 9, 3808 – 155 AVEIRO
Tel: 234 104 382 – E-mail: aelp.aveiro@gmail.com ¬¬¬¬ ¬¬¬¬¬¬
“GPS” 40.639652, – 8.653970
Fonte: AELP (Aveiro)

EM BUSCA DA SAÚDE INTEGRAL (MARINHA GRANDE)
No próximo dia 24 de Agosto, quarta-feira, pelas 20h30, decorrerá uma palestra espírita subordinada ao tema “Em busca da saúde integral”.

ANJOS-DE-GUARDA: VISÃO ESPÍRITA (ÁGUEDA)
Na próxima quarta-feira, dia 24 de Agosto, pelas 20h30, decorrerá uma palestra espírita alusiva ao tema “Anjos-de-Guarda: visão espírita”, com Fátima Gamelas.

CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO (BARCELOS)
A associação espírita Momentos de Sabedoria – Núcleo de Estudos Espíritas de Barcelos informa que estão abertas as inscrições para o Curso Básico de Espiritismo que iniciará a 12 de Setembro deste ano, e que terminará em 26 de Junho de 2017.
Este estudo decorre às segundas-feiras das 21h às 22h, e é gratuito.
Os destinatários são todos os que tenham interesse em compreender o que somos, porque existimos, de onde viemos, para onde vamos, com base na Filosofia de bases Científicas e consequências Ético/Morais que é o Espiritismo, estruturada por Allan Kardec, pseudónimo do Pedagogo Francês, Hipollyte Léon Denizard Rivail (1804/1869).
Pré-requisitos: Mente aberta e inquiridora a novos conhecimentos.
Condições: Como toda e qualquer qtividade Espírita a frequência é gratuita mas, requer inscrição para a organização do grupo. Pontualidade e assiduidade são fundamentais.
Informações e inscrições: neebarcelos@hotmail.com
Esta associação fica na Rua Fernando de Magalhães, nº 53, R/C – Barcelos.
Fonte: NEEB (Barcelos)

PAIS E FILHOS, AS MAIS IMPORTANTES RELAÇÕES (ÉVORA)
No próximo dia 23 de Agosto, terça-feira, pelas 21h, decorrerá uma palestra pública subordinada ao tema “Pais e filhos, as mais importantes relações” na Associação Espírita de Évora.
Esta associação tem a sua sede no Bairro do Granito – Estrada da Igrejinha, nº. 9 – Cave, Évora.
Tem como contactos:
Tel: 969 008 484;
E-mail: cefe.evora@gmail.com ; http://cefe.evora.blogspot.com
www.associacaoespiritaevora.com
GPS: 38.585894N – 7.913043W
Fonte: AEE (Évora)

VIVER COM AMOR (ÍLHAVO)
No próximo dia 25 de Agosto, quinta-feira pelas 21H00, decorrerá uma palestra no Centro de Cultura Espírita Mar de Esperança (CCEME) subordinada ao tema “Viver com Amor”, com Nuno Mateus – Grupo Espírita Centelha de Luz – Aveiro.

TRÊS PONTOS SOBRE REENCARNAÇÃO (ÍLHAVO)
A Associação Cultural “PORTO DE ABRIGO” informa que no próximo dia 23 de Agosto, terça-feira, pelas 21h, vai realizar-se uma palestra espírita subordinada ao tema “Três pontos sobre reencarnação” com Machado Teixeira, da Associação Luz no Caminho de Braga.

Esta associação sem fins lucrativos dá palestras às quintas-feiras à noite, das 21h30 às 22h30, com entrada livre.
Os temas centram-se em “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, de Allan Kardec – programa dos expositores para Agosto de 2016:
Esta semana 25/08/2016 – Valdemar Vasconcelos, Cap. III.
Atendimento fraterno personalizado: às terças, quartas, quintas e sextas feiras das 15.00 às 17.00 horas. Fazer marcação pelo contato: 913545755.
Esta associação fica na Rua da Ferraria, 615, 4435 – 250 RIO TINTO
E-mail: mamapitema@hotmail.com; http://www.facebook.com/acelacerda

CÓDIGO PENAL DA VIDA FUTURA (AÇORES)
Na terça-feira, dia 23 de Agosto de 2016, pelas 20h, irá decorrer uma conferência espírita subordinada ao tema “Código penal da vida futura”.
E-mail:  aeterceirensegeral@gmail.com;

PALESTRA ESPÍRITA (OLHÃO)
No próximo dia 24 de Agosto, quarta-feira, pelas 21.15h, realiza-se uma palestra espírita de tema livre, com Vítor Féria e Helena Basílio.

VII JORNADAS CULTURA E ARTE ESPÍRITA (AGUEDA)
No dia 10 de Setembro de 2016 decorrerão as VII Jornadas de Cultura e Arte Espírita no Cine Teatro S. Pedro, em Águeda, com o tema central A VIDA NO MUNDO ESPIRITUAL.
Com o início às 10h e o encerramento às 18h, este evento tem a organização da União Espírita da Região do Alentejo (UERA).
Será apresentada a peça de Gil Vicente O AUTO DA BARCA DO INFERNO, com Encenação de José Teiga, e com os intérpretes: Ana Guerreiro, Ana Texier, Arminda Raposo, Alzira Ribeiro Elsa Dores, Fernanda Andorinha, José Ribeiro, José Teiga, Maria Farinho e Martim Santos.
Produção: ARTE DE VIVER TEATRO – USL – Associação Amigos do Alentejo
Fonte: UERA

JACOB MELO NO ALGARVE (OUTUBRO)
Jacob Melo, espírita brasileiro, licenciado em Eng. Civil, Presidente do LEAN, Magnetizador, Escritor, e natural de Natal – Rio Grande do Norte – BRASIL, vai realizar cursos e palestras no Algarve de 7 a 16 de Outubro de 2016.
Curso: “Cura da Depressão pelo Magnetismo”
Datas: 7, 8 e 9
Local: Salão Nobre da Coobital, Largo da Paz, Faro.
Inscrições: NFEMA (nfe_mentoramigo@sapo.pt; Telf. 289 705 034 / 965 053 743/4)
Palestra – Associação Cultural Espírita Helil, dia 11 às 21h30, Faro. Tema livre.
Palestra – Associação Espírita de Lagos, dia 12 às 21h30, Lagos. Tema Livre.
Curso: “Magnetismo – Cura e Depressão”
Datas: 14, 15 e 16
Local: Centro Espírita Boa Vontade, Bemposta – Portimão.
Inscrições: CEBV (octaviocsantos@hotmail.com; Telem. 964 713 393).
A inscrição obrigatória devido ao espaço.
Organização: Parceria NFEMA (Pechão) e CEBV (Portimão)
Fonte: CEBV (Portimão)

A PARÁBOLA DO SEMEADOR (PECHÃO)
O Núcleo Familiar Espírita Mentor Amigo vai receber a expositora Cândida Vieira, de Olhão. Vai palestrar sobre o tema “A parábola do semeador” no próximo dia  25 de agosto às 21h30.
Esta associação espírita fica na Casa do Sol, Caixa Postal 485 Z, Sítio da Queijeira, 8700 – 181 OLHÃO.
Tem como contactos: Tel:  289 705 034; Tlm: 965 053 743
Sítio: http://nfema.com – E-mail: nfe_mentoramigo@sapo.pt