Comunicado n.º 986, 2016-4-19

Noticiário

CALDAS DA RAINHA – 12ª JORNADAS DE CULTURA ESPÍRITA DO OESTE – 23 e 24 ABRIL 2016

As XII Jornadas de Cultura Espírita do Oeste, Caldas da Rainha, Portugal, terão lugar no Centro Cultural e Congressos (CCC), nos dias 23 e 24 de Abril de 2016.
Este evento que conta com o apoio da Associação de Divulgadores de Espiritismo de Portugal (ADEP), da Federação Espírita Portuguesa (FEP) e da Associação Brasileira de Artistas Espíritas (ABRARTE), terá, este ano, um formato ligeiramente diferente, mais abrangente e diferenciado (conferências, teatro, cinema, música).
Todas as informações acerca deste evento encontram-se disponíveis em www.cceespirita.wordpress.com e em www.facebook.com/jornadas.espiritas
As inscrições são limitadas aos 600 lugares disponíveis no Auditório Municipal, e podem ser efectuadas online em http://goo.gl/forms/Xl843iG5i9 ou pelo telefone 966 460 878 (Conceição Venâncio). O preço simbólico da entrada é de 10€.
O programa é aliciante (ver mais abaixo), sendo aberto e encerrado com uma conferência do grande tribuno a nível internacional, Moacir da Costa Lima (Físico, Prof. Universitário).

SÁBADO – 23 DE ABRIL DE 2016

10H30 – 12H30 – Recepção
14H00 – 14H10 – Abertura das Jornadas.
14H30 – 15h00 – Música Espírita – Grupo “Canções do Bem” (Brasil)
15h05 – 15h45 – A evolução do Homem – Moacir Lima (Físico, Prof. Universitário – Brasil)

PAINEL 1 – NASCER DE NOVO
15H50 – 16H30 – O processo da reencarnação – Gláucia Lima – (Psiquiatra – Portugal)
16H30 – 17h10 – Intervalo – autógrafos
17h15 – 17h55 – As fases e dimensões da vida em família – Alexandra Gomes (Psicóloga – Portugal)

PAINEL 2 – SOB O VÉU DA MATÉRIA
18H00 – 18H40 – Os desafios da vida em sociedade – Paulo Mourinha (Psicólogo – Portugal)
18h45 – 19h30 – Transformação e evolução – Paula Silva – (Médica – Portugal)
19h35 – 20h00 – Teatro – “Vozes do Além”, adaptação do original de Chico Xavier Actor Edmundo Cezar (Brasil)

20H00 – Fim do 1º dia

DOMINGO – 24 DE ABRIL DE 2016

09H00 – Abertura.
09H10 – 09h40 – Curta-metragem espírita “Agora… já foi!” – Felipe Menezes (Promotor da República – Brasil)
09H45 – 10H25 – As redes sociais na óptica espírita – Vasco Marques (Prof. e Formador – Portugal)

10H25 – 10H50 – intervalo – autógrafos

PAINEL 3 – O MUNDO DOS ESPÍRITOS
10H55 – 11h35 – Morri! E agora? – J. Gomes – (Portugal)
11h40 – 12h20 – Mediunidade – Tudo o que precisa saber – Felipe Menezes (Promotor da República – Brasil)
12H25 – 13H05 – Eu no mundo espiritual… – Luténio Faria (Médico – Portugal)

13h05 – Almoço

14h30 – 14h55 – Música Espírita – Grupo “Canções do Bem” – Brasil
15h00 – 15H10 – Xavier de Almeida (Ex-Presidente da Fed. Espírita Portuguesa – Portugal)
15H15 – 15H40 – Teatro – “Um Lírio no Pântano”, – Actor Edmundo Cezar (Brasil)
15h40 – 16H40 – As duas faces da vida – Moacir Lima (Físico, Prof. Universitário – Brasil)
16h55 – 17H00 – Filme de encerramento

Fonte: Comissão Organizadora (C. Rainha)
Telemóvel:   00  351  914 269 532.
E-mail:  jornadascaldas@gmail.com
www.cceespirita.wordpress.com

PÉRIPLO DE MOACIR LIMA EM PORTUGAL
Moacir Lima, após a sua participação em 23 e 24 de abril nas Jornadas de Cultura Espírita do Oeste, vai fazer um périplo pelo nosso país durante o qual proferirá 9 palestras e um seminário, entre 25 de abril e 4 de maio.
Moacir Lima é natural de Porto Alegre – Rio Grande do Sul – Brasil, licenciado em Física, bacharel em Direito, pós-graduações em Didática da Física, Didática da Matemática, Cálculo de Probabilidades, Mestrado em Linguística Aplicada na Área de Lógica da Linguagem Natural pela PUC-RS. Professor Universitário, palestrante espírita desde os 13 anos de idade, escritor – palestrante internacional – autor de vários livros na área de comunicação, família, e outros, com ênfase especial na relação ciência -espiritualidade.
Dia 25 de abril, 2-feira, palestra «Quântica: espiritualidade e sucesso», às 21h00, na ACE Estrela de Aveiro.
Dia 26 de abril, 3-feira, palestra «Ciência e Espiritualidade», às 21h00 na A. C. Porto de Abrigo, em Ílhavo.
Dia 27 de abril, 4-feira, palestra «Família: desafios e realizações», às 20h30 na A.E. Consolação e Vida, em Águeda.
Dia 28 de abril, 5-feira, palestra «Quântica: o caminho da felicidade», às 21h00 no Ggrupo Espírita Amor Fraterno, em Coimbra.
Dia 29 de abril, 6-feira, às 21h00, palestra na Associação Espírita Luz e Paz, de Aveiro, «Amor, a arte de viver».
Dia 30 de abril, sábado, seminário em Vale de Cambra, entre as 15h00 e as 18h00, na Associação S. E. Mudança Interior, subordinado ao tema «Quântica: espiritualidade e saúde».
Dia 1 de maio, domingo, palestra às 9h00, Casas Francisco Xavier, Leça da Palmeira, «Perdão e crónicas para uma vida plena».
Dia 2 de maio, 2-feira, palestra «Perdão e crónicas para uma vida plena» às21 horas na ACE de Viseu.
Dia 4 de maio, 4-feira, palestra «Quântica: espiritualidade e sucesso», às 20h30 na Associação Espírita de Leiria.
Caso necessite de saber a morada e contactos de alguma destas associações provavelmente encontrá-las-á no site da ADEP – http://adeportugal.org/adep/index.php/centros-espiritas/pesquisar-distrito
Fonte: CCE

DIAS FELIZES (BRAGA)
Realiza-se  sábado, dia 23 de abril, pelas 21H30, uma conferência espírita  na Associação de Estudos Espirituais Messe de Amor,  na Rua das Oliveiras Lote G, Loja 1, Gualtar – Braga. A conferência terá como tema: ” Dias Felizes”- Alírio de Cerqueira Filho.
Alírio de Cerqueira Filho, é participante do Movimento Espírita desde a década de 1980, atualmente é vice-presidente administrativo da Federação Espírita do Estado de Mato Grosso, além de escritor e expositor espírita. Realiza palestras e seminários por todo Brasil e exterior. Foi diretor do Departamento de Estudo e Doutrina da Feemt por 14 anos, ocupou o cargo de vice-presidente para Assuntos Doutrinários, em dois períodos consecutivos.
Profissionalmente é médico; biólogo com ênfase em ecologia; pós-graduado em Medicina Homeopática; Psiquiatria; Psicologia e psicoterapia transpessoal. Tem também formação em Terapia Regressiva a Vivências Passadas e Especialização na Arte de Programação Neurolinguística. Possui larga experiência no trabalho com o psiquismo humano, tanto como psicoterapeuta, quanto como educador transpessoal, experiência essa adquirida nos inúmeros cursos, seminários e palestras que tem realizado ao longo de sua carreira.
Atividades habituais: Segunda-feira – 21H30 – Estudo  do Livro dos Espíritos – Considerações sobre a pluralidade das existências. Sexta-feira – 21H45 – Estudo  do  Evangelho – Cap. X. – Reconciliação com os adversários. Sábado – 20H00 – Atendimento Individual (por marcação). Sábado – 21H30 – Palestra Pública.
Fonte: Sérgio Cunha (Braga) –   ( smoac@sapo.pt )

IMPERFEIÇÕES ALHEIAS (AÇORES)
Na terça-feira, dia 19 de Abril de 2016, pelas 20h, irá decorrer uma conferência espírita subordinada ao tema “Imperfeições alheias”.
E-mail:  aeterceirensegeral@gmail.com;
Site: http://aeterceirensegeral.wix.com/aespiritaterceirense

WORKSHOP: ENCONTROS COM O PENSAMENTO (AÇORES)
No próximo dia 30 de Abril, sábado pelas 14h00, decorrerá um wokshop subordinado ao tema “Encontros com o pensamento”, apresentado por Paulo Mourinha, Neuropsicólogo e Homeopata.
Este evento conta com a organização da Associação Espírita Terceirense, e terá lugar Centro Cultural e de Congressos de Hangra do Heroísmo. Inscrições: aeterceirensegeral@gmail.com
Apoio: Federação Espírita Portuguesa (FEP)

Esta associação sem fins lucrativos dá palestras às quintas-feiras à noite, das 21h30 às 22h30, com entrada livre. Em Abril, o tema será centrado em “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, de Allan Kardec:
Esta quinta-feira, dia 21/04/2016 – Valdemar Vasconcelos, Cap. XII.
Atendimento fraterno personalizado: às terças, quartas, quintas e sextas-feiras das 15h00 às 17h00. Pode fazer marcação pelo contato: 913545755. Esta associação fica na Rua da Ferraria, 615, 4435 – 250 RIO TINTO. E-mail: mamapitema@hotmail.com; http://www.facebook.com/acelacerda

AFABILIDADE, DOÇURA, PACIÊNCIA, RESIGNAÇÃO (OLHÃO)
No próximo dia 20 de Abril, quarta-feira, pelas 21.15h, realiza-se uma conferência espírita subordinada ao tema “Afabilidade, doçura, paciência, resignação”, com Cândida Vieira e Helena Basílio.
E-mail: cele.olhao@sapo.pt ; http://cele.no.sapo.pt/

VIVER ENTRE DOIS MUNDOS (ÍLHAVO)
No próximo dia 21 de Abril, quinta-feira pelas 21H00, decorrerá uma palestra no Centro de Cultura Espírita Mar de Esperança (CCEME) subordinado ao tema “Viver entre dois mundos”, com apresentação do livro espírita com o mesmo nome, apresentada por Leonor dos Santos, Presidente da Direcção do GEEAK e preside a Associação Social “O Ninho da Mariazinha” – Coimbra. Este Centro tem a sua sede na Rua João de Deus nº 17, Ílhavo, Contactos: 234 326309931843667. Visite-nos no facebook: https://www.facebook.com/pages/Mar-de-Esperança.
Outras atividades: ATENDIMENTO FRATERNO, Quintas-feiras das 19H30 às 20H30. PASSE INDIVIDUAL, Quintas-feiras às 22H15 a seguir às palestras. TRABALHOS MEDIÚNICOS, Sextas-feiras às 20H30 (PRIVADOS).

FAMÍLIA: DESAFIOS E REALIZAÇÕES (C. RAINHA)
Na sexta-feira, dia 22 de abril de 2016, às 21H00, teremos como convidado o Professor Moacir Costa Lima, que apresentará uma conferência espírita subordinada ao tema FAMÍLIA: DESAFIOS E REALIZAÇÕES.
Esta palestra terá lugar na sede do Centro de Cultura Espírita, no Bairro das Morenas, em Caldas da Rainha, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c.
Este centro tem página na Internet em https://cceespirita.wordpress.com e e-mail ccespirita@gmail.com

ARRANCANDO MÁSCARAS (CALDAS DA RAINHA)
Na sexta-feira, dia 22 de Abril de 2016, pelas 21h, irá decorrer uma conferência espírita subordinada ao tema “Arrancando Máscaras” com Francisco Leite Neto, natural de Aracaju/Brasil.
Este evento decorrerá na sede da Associação Cultural Espírita, na Rua 15 de Agosto, 29A – Caldas da Rainha. Contacto: 911988993.
Fonte: ACE (C. Rainha), Helena Sousa

HUMOR NO ESPIRITISMO (ÍLHAVO)
A Associação Cultural “PORTO DE ABRIGO” informa que no próximo dia 19 de Abril, terça-feira, pelas 21h, vai realizar-se uma palestra espírita subordinada ao tema “Humor no espiritismo”, com Nelson Silva.
Esta associação tem a sua sede na Rua de Alqueidão, n.º 27 A, 3830 – 148 ÍLHAVO, contactos: Tel: 234 325 704 e Email: acportodeabrigo@gmail.com
Atividades:

LANÇAMENTO DA OBRA: O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO (PORTO)
No próximo dia 19 de Abril, terça-feira pelas 21h30, decorrerá uma palestra pública subordinada ao tema “Lançamento da Obra: O Evangelho Segundo o Espiritismo”. Este evento tem lugar no Centro Espírita Caminheiros da Luz. Este Centro tem a sua sede na Rua Pedro Hispano, n.º 968, 4250 – 364 PORTO, com os contactos: Tel / Fax: 228 315 391. Sítio: http://cecaminheirosdaluz.com/ – E-mail: ce.caminheirosdaluz@gmail.com. Esta é uma organização da União Espírita da Região do Porto (UERP), e esta palestra será feita por membros da Comunhão Espírita Cristã.
Fonte: UERP (Porto)

LISBOA – CONGRESSO ESPÍRITA MUNDIAL
«Já ultrapassámos as 1600 reservas e temos inscrições provindas de 24 países!», afirma a organização do congresso.
O Congresso Espírita Mundial vai na sua edição n.º 8 e está aí, já em outubro, pela mão da Federação Espírita Portuguesa.
Vai decorrer em Lisboa, no auditório Tejo do Meo Arena, já nos próximos meses, entre 7 e 9 de outubro.
Charles Kempf, secretário-geral do Conselho Espírita Internacional (CEI), apela às pessoas interessadas de diversos países: «Aproveito a oportunidade para convidar todos a juntarem-se a nós, em Portugal, Lisboa, em 2016, entre 7 e 9 de outubro. Façam as vossas inscrições logo que possível», decerto irão esgotar.
Na mesma linha de ideias, Vítor Féria, presidente do Conselho Diretivo da Federação Espírita Portuguesa (FEP), afirma que este congresso é «um evento inesquecível, a não perder», pois é uma «oportunidade única poder participar num congresso internacional tão perto de casa».
A organização está a cargo da Federação Espírita Portuguesa (FEP) que trabalha em parceria com o CEI.
O evento tem site.