Comunicado n.º 1016 – 2016-10-30

Noticiário

V JORNADAS DE CULTURA ESPÍRITA DA ILHA TERCEIRA
No próximo dia 19 de Novembro, sábado, das 9h30 às 17h, realizam-se as V Jornadas de Cultura Espírita da Ilha Terceira.
O tema central será: “Família: Desafios e Soluções”.
Este evento, com inscrição de €7.50, realiza-se no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo. Os oradores serão: Carla Bártolo, Pedro Silva, Marta Rosa, Natércia Faria e Reinado Barros.
A Organização está a cargo da Associação Espírita Terceirense, com os contactos: 964 364 606 ou 919 075 332, http://aeterceirense.blogspot.com/, e com o Apoio da Federação Espírita Portuguesa (FEP).

LISBOA – JESUS ATRAVÉS DE PAULO (FEC)
Dado o interesse que despertou junto dos frequentadores da FEC o Curso do Verão 2016 “Jesus através de Paulo”, será aberta uma nova edição que decorrerá de 29 de outubro a 10 de dezembro, ao sábado, das 16h30 às 18h00. Inscreva-se on-line aqui
A FEC fica na Rua da Saudade, n.º 8, 1.º, 1100 – 583 LISBOA.
Tem como contactos:
Tel: 218 821 043 / 4; SOS Espiritual: 218 881 348
Sítio: http://www.fec.pt/  –  E-mail: correio@fec.pt
Fonte: FEC

ENEij’16 (LISBOA)
A data para o Encontro Nacional de Educadores Espíritas 2016 (que decorrerá no dia 13 de Novembro na sede da Federação Espírita Portuguesa) está a aproximar-se rapidamente; por questões de organização de espaços e apoios necessários, teremos que limitar a capacidade da sala… a nossa previsão de encerramento do prazo de inscrições é no próximo dia 4 de novembro, no entanto, encerraremos logo que preenchida a capacidade prevista.
A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição: https://goo.gl/nmc4gi
Inscreva-se em tempo e evite situações menos agradáveis.
Este ano, conforme previsto na proposta de Programa, continuaremos a dar especial ênfase à interação e importância da família no processo educativo; para dar continuidade ao tema voltaremos a ter entre nós Marco Leite.
Quem é Marco Leite?
Marco é trabalhador da Federação Espírita Brasileira há mais de 30 anos. No momento está como assessor da Coordenação Nacional de Juventude do Conselho Federativo Nacional da Feb e Coordena o Grupo de Estudos Familiares a Luz da Doutrina Espírita na Feb. É Pedagogo e professor. Pós-graduado em Educação e Orientação Sexual. Pela formação em Psicanálise atende clinicamente pacientes com problemas familiares e distúrbios e disfunções sexuais. Trabalha no Movimento Espírita ministrando cursos e palestras doutrinárias, principalmente focado em temas para Jovens, Famílias e Educação.
Contaremos também com a presença de Reinaldo Barros, Gláucia Lima, Paulo Mourinha e do GCNDIJ – Grupo Coordenador Nacional do DIJ da FEP.
Para além do programa, que é rico de conteúdos, estamos certos que os momentos de convívio e partilha que estes Encontros proporcionam são sempre oportunidades de aprendizado e crescimento conjunto.
Pelas 13h00 teremos uma refeição ligeira, oferecida pela FEP; se tiver algumas restrições alimentares, ou preferir, poderá trazer a sua própria refeição ou, ainda, usar um dos restaurantes na zona.
Fonte: FEP

ÁGUEDA: ANTE OS QUE PARTIRAM
Na próxima quarta-feira, dia 2 de Novembro, pelas 20h30, decorrerá uma palestra espírita subordinada ao tema “Ante os que partiram”, com Luténio Faria.
Contactos: Telm: 963 284 435 – E-mail: aecvpt@gmail.com

MARINHA GRANDE: PROVAS DA IMORTALIDADE DO ESPÍRITO
No próximo dia 2 de Novembro, quarta-feira, pelas 20h30, decorrerá uma palestra espírita subordinada ao tema “Provas da imortalidade do Espírito”, com José Lucas, palestrante espírita, colaborador da Associação de Divulgadores de Espiritismo de Portugal, e dirigente do Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha.
Entradas gratuitas.

CALDAS DA RAINHA E ALCOBAÇA: J. GOMES NO OESTE
J. Gomes, da cidade do Porto, virá nos próximos dias 11 e 12 de Novembro a Caldas da Rainha e Alcobaça, para algumas atividades no âmbito da divulgação da Doutrina Espírita. Aqui fica o programa:
– Sexta-feira, 11 Nov – palestra sobre “Vida de fundo-falso – a interrupção voluntária da vida material na ótica espírita” na ACE, C. Rainha – 21H00. A Associação Cultural Espírita fica na Rua 15 de Agosto, 29 A, em Caldas da Rainha. Telemóvel: 964356442 e 911988993
– Sábado, 12 Nov – workshop edição de vídeo Moviemaker no CCE, C. Rainha, 10h00 às 12h00. Este evento destina-se a trabalhadores que queiram, do CCE, ACE e ACEA, Santarém a quem será muito útil para quem gere o Facebook e Youtube, bem como a  jovens e futuros colaboradores. Quem desejar estar presente (gratuito) inscreva-se para o e-mail jcmlucas@gmail.com. Esta formação realiza-se na sede do CCE na Rua Francisco Ramos, nº 34, em Caldas da Rainha.
– Sábado, 12 Nov – palestra sobre “Sintonizar bem, viver melhor”, na ACEA, Alcobaça – 16h00. A Associação de Cultura Espírita de Alcobaça fica na Rua da Padeira, n.º 4 – Casal do Rei, 2460 – 609 Aljubarrota. Tlm: 966 460 878 – E-mail: acealcobaca@hotmail.com
GPS: 39º 32′ 09.4″N    008º 55′ 06.4″ W
Fonte: José Lucas

FAZER O BEM COMPENSA (CALDAS DA RAINHA)
Na sexta-feira, dia 4 de Novembro de 2016, às 21H00, no Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha, haverá uma palestra pública alusiva ao tema “Fazer o Bem compensa”.

2017 – XIII JORNADAS DE CULTURA ESPÍRITA DO OESTE
O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha, informa que as 13ª Jornadas de Cultura Espírita do Oeste, Portugal, terão lugar nos dias 29 e 30 de Abril de 2017 (Sábado e Domingo), no Grande Auditório do Centro Cultural e Congressos (CCC) de Caldas da Rainha, Portugal.
Fonte: Centro de Cultura Espírita
E-mail: ccespirita@gmail.com

AUDIÇÃO – VEM CANTAR E TOCAR CONNOSCO
O Projeto Musical “União com Jesus” irá realizar uma audição a 20 de novembro e vem pedir a colaboração das instituições espíritas para divulgar o nosso convite a possíveis interessados.
Independentemente da data anunciada, a candidatura poderá sempre ser realizada em qualquer altura. Aproveitamos este facto para pedir o vosso apoio, o qual desde já agradecemos profundamente.
Nos dois links abaixo poderão visualizar o nosso vídeo de apelo e a ficha de candidatura para inscrição online no projeto.
Vem cantar ou tocar connosco!
Candidatura online
Fonte: União com Jesus

VIII CONGRESSO MUNDIAL (ÍLHAVO)
A Associação Cultural “PORTO DE ABRIGO” informa que no próximo dia 1 de Novembro, terça-feira, pelas 21h, vai realizar-se uma palestra espírita em torno do 8º Congresso Espírita Mundial.
QUINTAS-FEIRAS: ESTUDO DA DOUTRINA: 20:00 – 21:00 HORAS.

O CULTO DOS MORTOS NA VISÃO ESPÍRITA (ÍLHAVO)
No próximo dia 3 de Novembro, quinta-feira pelas 21H00, decorrerá uma palestra espírita subordinada ao tema “O culto dos mortos na visão espírita”, com José Manuel Almeida, do Centro Espírita Caminheiros da Luz – Porto.